Alunos Escola Municipal Professora Alfredina de São Pedro do Ivaí aprenderam lições sobre escovação correta dos dentes e a importância do flúor para a saúde bucal, na manhã da última quarta-feira (08/06). A palestra educativa foi realizada pela dentista Carine Andréia Previatti e outros membros da Secretaria Municipal de Saúde. As orientações estão sendo levadas a todas as instituições de ensino municipais.
Na ocasião, a equipe da Secretaria transmitiu informações e curiosidades relacionadas à manutenção da saúde bucal e à prevenção de eventuais problemas decorrentes de hábitos inadequados. Para demonstrar os ensinamentos de forma lúdica e didática, funcionários se vestiram de dente e de fio dental, além de manusearem boca e escova de dentes gigantes durante a explicação.
A criançada adorou o método e tirou muito proveito dos ensinamentos. Cursando o quinto ano na “Tia Alfredina”, Dionísio Henrique Menino Pelissari, de 9 anos, por exemplo, achou tudo “legal”. “É muito interessante para a gente aprender”, disse ele, que completou dizendo que descobriu a importância do fio dental para a saúde da boca. “Agora, vou usar sempre”, afirma.
De acordo com a Carine Andréia Previatti, o município passará a oferecer periodicamente nas escolas o bochecho com flúor, escovação supervisionada e também distribuirá escovas de dente aos alunos. “A escovação supervisionada ensina a técnica correta, fazendo com os estudantes adquiriam o hábito diário de escovação em casa”, explica Carine. “Já o flúor é para a proteção dos dentes, pois é um mineral primordial para a diminuição do índice de cáries”, complementa.
Em alternância com as palestras, a Secretaria Municipal de Saúde realiza nas escolas o CPO-d, pesquisa odontológica que tem por objetivo levantar o índice de dentes cariados, perdidos e restaurados (obturados) dos estudantes. Os trabalhos já foram realizados nas escolas Gertrudes Maria Domingues e Vicente Machado e irão se estender a todas as instituições municipais de ensino.
A secretária municipal de Saúde, Simone Tavares, ressaltou a necessidade de se enxergar a saúde “como um todo” e destacou a importância da educação para se evitar problemas. “A prevenção é a melhor forma de evitar problemas futuros. Quando uma pessoa sabe o que deve e o que não deve fazer para preservar sua saúde, a tendência é que ela precise menos de tratamentos e remédios, porque ela saberá como evitar as doenças. E com a saúde bucal não é diferente”, declara.
Calendário*
09/06 CPO-d Vicente Machado
10/06 CPO-d Tia Alfredina
13/06 Palestra Vicente Machado
14/06 Palestra Gertrudes
* as datas para as escolas Virgílio Seco, CMEI’s e o Peti ainda estão sendo definidas.