?Saúde? conscientiza alunos sobre saúde bucal

Quinta-feira, 09 de junho de 2016

Última Modificação: 07/11/2016 20:30:13 | Visualizada 1611 vezes

Dentistas e funcionários usam recursos lúdicos para levar prevenção aos alunos das instituições municipais de ensino


Ouvir matéria

Alunos Escola Municipal Professora Alfredina de São Pedro do Ivaí aprenderam lições sobre escovação correta dos dentes e a importância do flúor para a saúde bucal, na manhã da última quarta-feira (08/06). A palestra educativa foi realizada pela dentista Carine Andréia Previatti e outros membros da Secretaria Municipal de Saúde. As orientações estão sendo levadas a todas as instituições de ensino municipais.
 

Na ocasião, a equipe da Secretaria transmitiu informações e curiosidades relacionadas à manutenção da saúde bucal e à prevenção de eventuais problemas decorrentes de hábitos inadequados. Para demonstrar os ensinamentos de forma lúdica e didática, funcionários se vestiram de dente e de fio dental, além de manusearem boca e escova de dentes gigantes durante a explicação.
 

A criançada adorou o método e tirou muito proveito dos ensinamentos. Cursando o quinto ano na “Tia Alfredina”, Dionísio Henrique Menino Pelissari, de 9 anos, por exemplo, achou tudo “legal”. “É muito interessante para a gente aprender”, disse ele, que completou dizendo que descobriu a importância do fio dental para a saúde da boca. “Agora, vou usar sempre”, afirma.
 

De acordo com a Carine Andréia Previatti, o município passará a oferecer periodicamente nas escolas o bochecho com flúor, escovação supervisionada e também distribuirá escovas de dente aos alunos. “A escovação supervisionada ensina a técnica correta, fazendo com os estudantes adquiriam o hábito diário de escovação em casa”, explica Carine. “Já o flúor é para a proteção dos dentes, pois é um mineral primordial para a diminuição do índice de cáries”, complementa.
 

Em alternância com as palestras, a Secretaria Municipal de Saúde realiza nas escolas o CPO-d, pesquisa odontológica que tem por objetivo levantar o índice de dentes cariados, perdidos e restaurados (obturados) dos estudantes. Os trabalhos já foram realizados nas escolas Gertrudes Maria Domingues e Vicente Machado e irão se estender a todas as instituições municipais de ensino.
 

A secretária municipal de Saúde, Simone Tavares, ressaltou a necessidade de se enxergar a saúde “como um todo” e destacou a importância da educação para se evitar problemas. “A prevenção é a melhor forma de evitar problemas futuros. Quando uma pessoa sabe o que deve e o que não deve fazer para preservar sua saúde, a tendência é que ela precise menos de tratamentos e remédios, porque ela saberá como evitar as doenças. E com a saúde bucal não é diferente”, declara.

Calendário*
09/06               CPO-d               Vicente Machado
10/06               CPO-d               Tia Alfredina
13/06               Palestra            Vicente Machado
14/06               Palestra            Gertrudes

* as datas para as escolas Virgílio Seco, CMEI’s e o Peti ainda estão sendo definidas.

 Veja Também

Covid-19

PORTAL COVID-19