A manhã fria de 7 de setembro não impediu que centenas de sãopedrenses acompanhassem o Desfile Cívico de 2016, na Avenida Dr. Cícero de Moraes. Pontualmente ás 9h, 31 meninas da comunidade abriram o desfile no pelotão das balizas e bandeirinhas, partindo do prédio da Secretaria de Educação com destino à Praça Pe. José Rossi. Elas mostraram beleza e muita graciosidade ao marcar o ritmo da fanfarra municipal. As garotas com as bandeiras foram ensaiadas pela professora do CAIS/PETI, Helen Carine Rangel, já as meninas com as balizas tiveram orientações da voluntária Juliana Carneiro.
Com objetivo de mostrar a força de um país democrático e independente, cerca de 300 alunos das Escolas Municipais de São Pedro do Ivaí cruzaram os quase 500 metros do percurso. Este ano participaram alunos dos três centros municipais de Educação Infantil: João Paulo II, Criança Esperança e São José, crianças atendidas pela escola de Educação Básica de São Pedro do Ivaí, mantida pela APAE, estudantes da Escola Municipal Padre Anchieta, do Distrito Marisa e das Escolas Professora Alfredina Fernandes Gouveia e Escola Gertrudes Maria Domingues. Para encerrar as comemorações ao dia da Pátria, a Fanfarra Municipal apresentou, perante ao palanque oficial, os três toques criados em homenagem ao nome de São Pedro do Ivaí. A fanfarra é comandada pelo Instrutor Antônio Carlos de Oliveira e formada por moradores da cidade e estudantes.
Para a prefeita Maria Regina Della Rosa Magri, celebrar o dia 7 de setembro é relembrar as batalhas vencidas pelos bravos heróis que transformaram o país num Brasil livre e com autonomia, após o fim do domínio português. “Nossas crianças e jovens precisam saber que o país em que vivemos hoje, democrático e soberano, é fruto de muitas lutas de pessoas que idealizaram uma nação livre”, comentou a prefeita.
Entre as autoridades estavam presentes, além da prefeita, secretários municipais, coordenadores de Centro Educacionais da cidade, a presidente da APMI, Jane Costa Della Rosa e o Comandante do Destacamento da Policia Militar: Roberto Sebastião da Silva.