A educação de São Pedro do Ivaí continua evoluindo e alcança cada vez mais qualidade. O Ministério da Educação divulgou, no dia 8 de setembro, o resultado do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
O levantamento revelou que São Pedro do Ivaí superou a meta estabelecida pelo Ministério da Educação. Na prova realizada com alunos do 5º ano da rede municipal, a educação do nosso munícipio aparece com nota média de 5.8, acima da meta de 5.5.
A conquista foi comemorada pela secretária de Educação, Sandra Carneiro. Segundo ela, o resultado é reflexo do empenho e comprometimento da equipe pedagógica do Departamento de Educação, das equipes pedagógicas das escolas e dos professores. “Para melhorar o IDEB, houve grandes investimentos na educação, como formação continuada dos docentes do Ensino Fundamental, da Educação Infantil, da educação especial e parceria com a Universidade Estadual de Maringá, com o programa Nacional de Alfabetização da Idade Certa (Pacto), além de aquisição de livros para leitura, aquisição de material pedagógico e materiais para o cantinho da matemática, como jogos etc....”
Para o próximo IDEB, que será divulgado em 2017, a meta estabelecida pelo MEC para a educação de São Pedro do Ivaí é de 5.8, ou seja, nota já alcançada pelo município na avaliação de 2015.
O IDEB é um indicador geral da educação. O MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação, e abandono) e desempenho no SAEB/PROVA BRASIL aplicadas para crianças do 5º ao 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio. O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021.
Segundo a prefeita Regina, os números do IDEB de 2015 mostram que o esforço constante é de todos os profissionais da educação de São Pedro do Ivaí, mas o investimento em educação fez com que alcançássemos agora o índice que era para 2017. “Temos que traçar novas estratégias em busca de excelência em educação, que passa sempre pela valorização do educador, pela participação efetiva das famílias e o apoio do executivo”, explica a prefeita.