Foi lançado, no dia 22 de setembro em São Pedro do Ivaí, o programa “Compra Paraná”, parceria da Prefeitura Municipal com o Comitê Gestor São Pedro do Ivaí, Sala do Empreendedor, Associação Comercial e Industrial de São Pedro do Ivaí, Sebrae, Fecomércio e Faciap.
O programa do Sebrae pretende melhorar o desenvolvimento local através da inclusão de micro e pequenas empresas em licitações públicas e, com isso, aumentar a circulação de recursos no próprio município. “É uma oportunidade para o pequeno empreendedor local que tinha, como meta, vender para a prefeitura”, explica a consultora do Sebrae, Aline Chicoki.
Realizado no plenário da Câmara dos Vereadores, o lançamento teve a participação de cerca de 30 pessoas, entre comerciantes e gestores públicos. O consultor credenciado do Sebrae José Romeu do Amaral Neto deu a palestra “Compras Públicas: um bom negócio para o desenvolvimento local”. Em sua visão, o empresário em geral ainda está traumatizado com licitações porque, antigamente, a legislação tinha muitas exigências. “Agora, com as mudanças que facilitaram o processo, o pequeno empreendedor está retornando as licitações. E tem mais: o poder público passou a ser mais responsável e transparente por causa da Lei da Responsabilidade Fiscal”, informa o consultor do Sebrae.
Para a prefeita de São Pedro do Ivaí, Maria Regina Della Rosa Magri, que também esteve no lançamento do programa, o
“Compra Paraná” será um aliado no desenvolvimento e fortalecimento do comércio local, atraindo nossos comerciantes não só para as licitações, mas para a capacitação. “Vivemos num mundo globalizado e temos o tempo todo que buscar o aprimoramento, e através dessa parceria com o Sebrae, Emater, Associação Comercial e outras entidades atingimos o nosso objetivo que é o fortalecimento do comércio local”, comenta a prefeita.
A administradora municipal ressalta que a cidade tem hoje a credibilidade dos fornecedores de toda região. “Somos referência de bom pagador. O dinheiro que o município investe nas compras públicas deve ficar na cidade, mas para isso, é necessário que todos os empresários se organizem e busquem as vantagens que a Lei Municipal Geral nº1287, aprovada em 2010, proporciona aos nossos comerciantes locais”, diz Maria Regina Della Rosa Magri.
Para mais informações sobre o programa “Compra Paraná”, procure a Sala do Empreendedor, que fica no prédio da Agência do Trabalhador. O endereço é rua Pedro Paulo Sobrinho, 370.