Técnicos e agricultores de São Pedro do Ivaí e região visitaram, nos dias 27 e 28 de outubro, o Circuito das Frutas de Valinhos (SP). O evento fez parte do planejamento do Território do Vale do Ivaí, grupo técnico que reúne representantes do governo municipal e da sociedade civil de 10 municípios integrante da AMUVI. A viagem foi sugerida após o 1º Seminário Regional de Fruticultura e Conservação de solo e água do Vale do Ivaí, realizado em maio deste ano, em Jandaia do Sul. O grupo visitou, além de Valinhos, outras três cidades paulistas: Jundiaí, Louveira e Vinhedo.
Segundo o secretário de Agricultura de São Pedro do Ivaí, Luiz Carlos Eleodoro dos Santos, o objetivo da visita foi para conhecer os métodos de trabalho na fruticultura de agricultores familiares daquela região, que estão conseguindo produzir frutas de qualidade. “Essa visita foi proveitosa, pois conhecemos, além de trabalhos bem desenvolvidos na diversificação de frutas na agricultura, o trabalho da agroindústria para a transformação e agregação de valores, como vinhos, cachaça mexiriquinha, sucos, doces e geleias”, explica Luiz.
O secretário municipal e os visitantes conheceram também como é feito a divulgação do turismo rural, outra forma dos agricultores familiares ampliarem suas rendas.
De acordo com técnico da secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Pedro do Ivaí, José Ricardo Costa Della Rosa, que também esteve na visita, os agricultores paulistas estão realmente apostando na agregação de valor, ou seja, criando novos produtos feitos à base da fruta. “Em uma das palestras que assistimos, verificamos que é muito vantajoso introduzir variedades desta fruta, como doces e sucos, por exemplo. Desta forma, o agricultor familiar aproveita melhor os frutos colhidos e evita desperdícios com a produção”, analisa.
Foram visitados três sítios que investiram em fruticultura e turismo rural. Na propriedade de quatro hectares do senhor Teruo, em Valinhos, o grupo paranaense descobriu como é o plantio de goiaba e seriguela. Como parte da programação, os técnicos e agricultores almoçaram na propriedade, outro atrativo do Sítio Kusakariba, que aposta, desta forma, no Turismo Rural. No dia 28, foi a vez de conhecer o sítio Santa Rita, em Louveira, dos empreendedores Daniel Micheletto e seu sócio Lee. A propriedade é mais uma que explora a fruticultura e o turismo rural. Daniel e Lee produzem diversos tipos de uvas e, através delas, produzem os Vinhos Micheletto. “No sítio Santa Rita, nós tivemos a oportunidade de aprender sobre o processo de fabricação dos vinhos, conhecemos a história deles, percorremos os parreirais e encerramos a manhã com uma deliciosa degustação”, comenta o técnico da SEAB de São Pedro do Ivaí, José Ricardo Costa Della Rosa.
Segundo a coordenadora do Território, Lúcia Socoloski, os objetivos da visita foram alcançados. Os participantes ficaram impressionados com a possibilidade de ampliar e implementar ações voltadas a produção de frutas e também adaptar as propriedades rurais para receber turistas.
“Ainda há muito para se fazer. É importante fazer com que os pequenos produtores aderem à diversificação da produção, principalmente das frutas. Nossa região tem uma estrutura pronta para receber essa produção diversificada e buscamos agora implementar o turismo rural. A ideia do Circuito das Frutas do Vale do Ivaí vai ajudar os agricultores familiares no aumento da renda e na melhora da qualidade de vida, além, é claro, de segurá-los no campo, fortalecendo a agricultura”, disse a prefeita Maria Regina Della Rosa Magri, que já algum tempo vem incentivando a fruticultura e o turismo rural na região do Vale do Ivaí.
A excursão ao Circuito das Frutas no interior de São Paulo levou técnicos e agricultores de Apucarana, Ariranha do Ivaí, Arapuã, Borrazópolis, Cambira, Jardim Alegre, Lidianópolis, São Pedro do Ivaí, Godoy Moreira e Corumbataí do Sul.