Pela primeira vez na história da AMUVI, os prefeitos e vice-prefeitos da região do Vale do Ivaí, que vão assumir seus mandatos no próximo dia 1 de janeiro, participaram na quinta-feira (08/12) de um encontro promovido pela AMUVI e pelo SEBRAE em São Pedro do Ivaí.
O ‘1º Encontro de Prefeitos e Vice-prefeitos eleitos do Vale do Ivaí’ teve o intuito para os novos gestores pensarem na estratégia de desenvolvimento econômico local e regional e tendo como meta a gestão pública empreendedora, incentivando ainda mais as micros e pequenas empresas. “Este encontro é uma troca de experiências, uma chance para falar da realidade da nossa região. Sempre participei de encontros como estes e sei da sua importância. São tantas informações, tantos sonhos pra realizar, mas poucos recursos. Eu refleti que tinha que olhar a cidade do alto como se estivesse em frente a um tabuleiro de xadrez, ser prática, priorizar ações, focar minhas metas. Sem isso, não sairia do lugar”, disse a presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (AMUVI), Maria Regina Della Rosa Magri, que está finalizando seu segundo mandato à frente da prefeitura de São Pedro do Ivaí.
O evento aconteceu na Fazenda Filomena, um lugar com estrutura pronta para se tornar um grande potencial turístico da região. A fazenda é o local onde estão peças indígenas de mais de 6 mil anos, encontradas na região, pelo dono do local, Halim Abil Russ Filho, e isso, têm tudo para colocar o Vale do Ivaí no mapa do Turismo Antropológico do Brasil.
Durante todo o dia, os novos gestores públicos participaram de palestras de consultores do SEBRAE e de técnicos do Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Entre os palestrantes, o consultor Augusto de Franco, do Sebrae, explorou a importância do líder no processo de desenvolvimento local. “As gestões públicas têm que ser mais distribuídas, saber conversar com todos, para que as pessoas participem dos processos. O mundo está percebendo que há outras maneiras de organizar os trabalhos, as ações. Acho importante o Vale do Ivaí ter um processo de desenvolvimento em toda a região, porque um município acaba ajudando o outro nas dificuldades”, diz o consultor.
Um dos novos prefeitos que participou do evento é também o mais novo gestor do Vale do Ivaí. O jovem Aquiles Takeda Filho, de 28 anos, vai comandar a cidade de Marilândia do Sul. Ele parabenizou a presidente da AMUVI, Maria Regina Della Rosa Magri pela iniciativa em criar este encontro que serviu de ensinamento para quem vai começar um mandato como prefeito pela primeira vez. “Os prefeitos novos, como eu, têm que ter muita responsabilidade com os gastos e trabalhar com postura coerente, pois o Brasil vive um momento de crise. Acredito que sobra vontade aos novos gestores, mas falta experiência, então este encontro ajuda os eleitos a adquirirem conhecimento para colocar em ação durante o mandato”, disse o prefeito de Marilândia do sul.
Para a prefeita Maria Regina Della Rosa Magri, as soluções e estratégias para uma gestão que respeita os recursos e gastos públicos, estão bem próximas de nós. “Temos que trabalhar em rede de desenvolvimento regional, com interesses comuns a todos, para fortalecermos a região. Valorizem o Território “Vale do Ivaí”, a AMUVITUR; são ferramentas para nossa integração e desenvolvimento”, concluiu a prefeita de São Pedro do Ivaí.