O vice-prefeito de São Pedro do Ivaí, José Batista Messias Filho (Zé da Horta) participou na segunda-feira (23), na sede da AMUVI – Associação dos Municípios do Vale do Ivaí, em Apucarana, da primeira reunião da nova gestão, que tem como presidente, o prefeito de Apucarana, Beto Preto.
No encontro técnico, foram apresentados aos novos prefeitos da região três temas importantes dentro da administração pública. O primeiro é sobre como colocar em prática o Siconv (Sistema de Convênios do Governo Federal) com bons projetos. O segundo é o Geoprocessamento na gestão pública e o terceiro assunto na ordem do dia foi a Iluminação Pública.
Para Zé da Horta, que representou o prefeito Zé Isalberti, o encontro contribui no planejamento das ações dos novos prefeitos. “Os novos gestores estão com todo gás para começar a trabalhar pelos municípios, assim como eu e o Zé Isalberti, e essas informações foram importantes para entender como funciona alguns processos, por exemplo, da captação de recursos federais”, disse o vice-prefeito.
O consultor Sérgio Pavan Margarido, de Maringá, que falou sobre o Siconv, disse que o governo federal tem centenas de programas com recursos para liberar, mas as prefeituras devem chegar em Brasília, com os projetos prontos, sem ajustes. Ele também sugeriu aos prefeitos que busquem a mobilização para avançar com os projetos e pra isso usem os consórcios ou a associação, como a Amuvi. “A ideia é que se estruture um trabalho conjunto dos municípios, buscando mais qualidade nos serviços com custo menor para as cidades. O governo federal está esperando bons projetos, mas pra ser bem sucedido, os prefeitos das cidades menores devem fazer um trabalho de associação ou consórcio”, explica o consultor.
Para o presidente da AMUVI, o momento é de união de todos os municípios do Vale. “Temos um compromisso de atrair investimentos e novas oportunidades para as cidades do Vale do Ivaí. A região é muito rica, mas tem que repercutir junto à população. O nosso objetivo com este encontro é informar e criar boas condições para os prefeitos gerenciarem suas cidades”, comentou Beto Preto.
No segundo assunto do dia, os prefeitos descobriram como funciona um sistema de Geoprocessamento no setor de tributação, que pode contribuir na arrecadação do IPTU. “Usando de tecnologia moderna, o Geoprocessamento engloba o município dentro daquela fiscalização, fazendo com que a cidade consiga fiscalizar construções e ampliações irregulares e, com isso, tenha um ganho de receita”, contou ele.
No final, dois engenheiros elétricos apresentaram soluções para a Iluminação pública. Entre as orientações estão a troca das lâmpadas de mercúrio por de vapor metálicos, proporcionando mais economia aos municípios. Também foram dadas explicações sobre como assumir e garantir boa manutenção do sistema de iluminação pública.
O presidente da Amuvi, Beto Preto, pretende realizar outra reunião técnica nos próximos dias com servidores municipais escolhidos pelos gestores para dar inicio aos treinamentos (oficinas) propostos na reunião desta segunda-feira.
(Fotos: Assessoria/PMSPI)