Saúde

Secretaria municipal de Saúde quer população aliada no combate à dengue

Terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Última Modificação: 15/02/2017 15:26:01 | Visualizada 1549 vezes


Ouvir matéria

Só no Brasil, em 2016, morreram 794 pessoas em decorrência das três doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti: dengue, zika e chikungunya. Só de dengue foram 629 vítimas, segundo informações do Ministério da Saúde. No Paraná, a situação também é muito preocupante. Oito em cada dez municípios já registram a presença do mosquito em dependências domiciliares.

Em São Pedro do Ivaí, a situação é considerada controlada, com uma notificação de dengue. Mesmo assim, a secretaria municipal de Saúde não cruza os braços e busca intensificar as ações no município para vencer a guerra contra o mosquito Aedes Aegypti.

Desde o início do ano, os oito agentes que compõe o setor de endemias da prefeitura se dividem na visita às casas dos saopedrenses com objetivo de eliminar criadouros e evitar, assim, a proliferação.

“A hora é de aumentar essas visitas com orientações no sentido de ajudá-los quanto a limpeza das casas e quintais. O momento é de prevenção”, disse Márcio Alves, supervisor de endemias do município. A ação começa na quarta-feira (01/02) e deve cobrir toda a cidade, inclusive o distrito Marisa.

“Em tempos de calor e chuva, a proliferação do mosquito é rápida. Se as pessoas não colaborarem evitando os focos do mosquito nos quintais, vamos ter sérios problemas”, disse Valdecir Castanha, supervisor de endemias da 16ª regional de saúde, que veio a São Pedro do Ivaí para acompanhar o primeiro evento de integração entre os agentes comunitários de Saúde e os agentes de combate de endemias, realizado na terça (31/01), na Câmara Municipal.

“Com a integração, o trabalho será ainda mais eficaz porque os agentes de endemias também farão o trabalho dos agentes de saúde. Nenhuma região da cidade ficará sem assistência dos profissionais de saúde”, explica a secretária municipal de Saúde, Simone Tavares.

A secretária explica ainda que os moradores e donos de terrenos baldios não serão multados no caso dos agentes encontrarem focos do mosquito transmissor, mas eles poderão receber uma notificação para fazer a limpeza do espaço. “A principal recomendação é eliminar todo material que acumula água parada, como pneus, vasinhos das plantas, copos e garrafas plásticas. Eles devem ser vistoriados e extintos pelo morador”, comentou a secretária.

Saiba como cuidar de sua casa e dos quintais. São atitudes simples que irão fazer enorme diferença na vida de todos. É você ajudando a vencer o duelo contra o Aedes Aegypti, que transmite a Dengue, Zica Vírus e Chikungunya.

  • Verifique os quintais, elimine tudo que possa servir de depósito para o mosquito da dengue;
  • Verifique os recipientes atrás da geladeira que acumulam água;
  • Evite água parada em lajes e calhas;
  • Limpe todos os dias os pratinhos das plantas e dos animais de estimação;
  • Mantenha as caixas d’água tampadas;
  • Use sempre um repelente quando viajar ou ficar um tempo fora do município. Desta forma você evita ser infectado pelo mosquito da dengue.
  • Converse com vizinhos e peça para eles também ajudar no combate a Dengue. Lembre-se: sua colaboração é importante!

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Covid-19

PORTAL COVID-19