A segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) vence nesta semana, antes do Carnaval, entre 20 e 24 de fevereiro, segundo a Secretaria da Fazenda do Paraná.
O pagamento, que pode ser feito em qualquer instituição bancária, deve ser feito de acordo com o último número da placa. Os contribuintes que não pagaram a primeira parcela do IPVA e estão inadimplentes devem obter o boleto com os valores atualizados no site da Secretaria da Fazenda (www.fazenda.pr.gov.br). Na consulta é preciso informar o número do Renavam do veículo.
Contribuintes que possuam pendências relativas ao pagamento de IPVA serão inscritos no Cadin (Cadastro Informativo Estadual) e terão restrições no relacionamento com o governo. Os que não pagarem o imposto nos prazos definidos pela legislação terão multa de até 10% e os valores sofrerão acréscimo de juros. Os veículos que estiverem com débitos do IPVA não receberão o licenciamento anual emitido pelo Detran/PR e ficam impedidos de transitar nas vias públicas, sob risco de retenção e aplicação de multas pelas autoridades de trânsito. A inadimplência também impede a transferência de propriedade do veículo.
Dados do Ipardes 2017 revelam que São Pedro do Ivaí tem 5.615 veículos emplacados, 2.695 são automóveis, 350 caminhões e 1.025 motocicletas.
Toda a arrecadação do IPVA, de competência estadual, é dividida entre o Estado (50%) e o município de registro do veículo (50%).
Para outras informações sobre o trabalho da Prefeitura Municipal de São Pedro do Ivaí, acesse: http:///www.facebook.com/saopedrodoivai e www.saopedrodoivai.pr.gov.br