Desde o início do ano, a secretaria municipal de Agricultura de São Pedro do Ivaí cumpre intensa programação de atividades junto a APROFASPIR (Associação dos Produtores Familiares de São Pedro do Ivaí e Região), através do convênio com o SEBRAE, em parceria com o EMATER.
Uma assembleia geral, duas visitas técnicas e algumas manhãs de campo, em propriedades de pequenos agricultores, foram realizadas nos últimos dois meses. As visitas técnicas foram em Marialva e Jandaia do Sul, onde os 22 associados da APROFASPIR tiveram a oportunidade de conhecer a produção de frutas.
“Visitamos duas propriedades. Na primeira, conhecemos como é a produção da uva rústica (Izabel precoce e Niágara) e da uva fina de mesa (Rubi e Benitaca), além de se inteirar sobre a produção de Maracujá Amarelo, Mamão Calimosa, Pêssego e Nectarina. Na segunda propriedade, acompanhamos o processo de produção da uva bordô, dos Pêssegos Tropic e New Prince e também da agroindústria de sucos e vinhos”, detalhou o secretário de Agricultura, Luís Eleodoro dos Santos.
Em Jandaia, os associados visitaram a propriedade orgânica e biodinâmica do produtor Lauro Witchmean, que cultiva morango, amendoim e um viveiro de mudas sem fazer uso de agrotóxicos e adubo químico. “Esta visita foi especial. Há mais de 50 anos, o ‘seu’ Lauro tem uma propriedade sustentável de 15 alqueires, referência no plantio de algumas frutas, onde produz a própria semente e o próprio adubo, não ficando na dependência de adubos químicos”, explica o técnico da Emater de São Pedro do Ivaí, Edilson Pini Inácio, que acompanhou o grupo à Jandaia do Sul.
Do total da propriedade, ‘seu’ Lauro deixa oito alqueires de mata nativa, para trazer ao ambiente o cenário perfeito para o plantio orgânico, conciliando as pragas e doenças.
“As visitas técnicas em outros municípios permitem que os associados adquiram mais conhecimento no manejo e na produção correta da diversificação de suas propriedades”, completa Pini.
Já as manhãs de campo são essenciais para conhecer boas práticas de manejo na produção agrícola. “O SEBRAE oferece aos associados da APROFASPIR um acompanhamento de todas as ações realizadas nas propriedades rurais, ensinando em aulas práticas a fabricação de fertilizantes, calda bactéria, adubos de correção de solo e sua correta utilização”, explica o agrônomo do SEBRAE, Marcos Collet.
Todas as ações desta parceria da secretaria municipal de Agricultura com SEBRAE e Emater tem o apoio da administração municipal de São Pedro do Ivaí. “Incentivamos a produção e também a diversificação. Para isso, estamos nos empenhando para construir um barracão de recebimento e distribuição dos produtos da agricultura familiar, onde os produtores terão oportunidades de comercializar suas produções”, disse o prefeito José Isalberti, durante assembleia realizada na Sala do Empreendedor.
Participaram das visitas técnicas e das manhãs de campo, o agrônomo do SEBRAE Marcos Collet, o representante da ADAPAR em São Pedro do Ivaí José Ricardo Costa Della Rosa, o técnico da Emater Edilson Pini Inácio e o secretário municipal de agricultura Luis Eleodoro dos Santos.