A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Pedro do Ivaí realizou, no dia 8 de março, na Clínica da Mulher, um dia totalmente dedicado à saúde da Mulher, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.
Durante todo o dia, centenas de mulheres receberam atenção das profissionais de saúde do município, podendo fazer exames preventivos do câncer do colo do útero, solicitações de mamografia e outros testes rápidos.
Além disso, elas foram recepcionadas pela secretária de Saúde, Simone Tavares, com um delicioso café da manhã. As mulheres que realizaram os exames ganharam um brinde oferecido pela Secretaria de Saúde.
Uma das saopedrenses atendidas na Clínica da Mulher é a lavradora Creuza Miranda. Por conta do trabalho, ela estava há quatro anos sem fazer o exame do Papanicolau, como é chamado o exame preventivo do câncer do Colo do útero. “Fiquei sabendo que hoje (08-03) seria um dia especial aqui na Clínica e aproveitei a oportunidade para cuidar da minha saúde. Gostei, deu tudo certo e agora vou me preocupar mais comigo e com a saúde”, disse ela.
A secretária municipal de Saúde, Simone Tavares, destacou a importância de se realizar corretamente o exame preventivo do câncer de colo do útero. “Tornamos este dia especial na Clínica da Mulher para que elas se preocupem com a saúde. Por exemplo, convidamos pessoalmente as mulheres que não realizavam o preventivo há mais de um ano e estamos muito contente com o resultado, superamos expectativas”, detalhou a secretária.
Todos os anos, a secretaria municipal de saúde tem que atingir uma meta no número de exames preventivos de câncer do colo do útero. “Por isso, nós intensificamos a divulgação deste exame no dia Internacional da Mulher”, concluiu Simone Tavares.
Para aquelas que não conseguiram fazer os exames no dia 8, a Prefeitura Municipal de São Pedro do Ivaí informa que a Clínica da Mulher estará com horários flexíveis até o dia 31. “Neste mês, estaremos com as equipes de saúde até às 19h, para quem fez o agendamento previamente”.
Para realizar os exames Preventivos - Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. De início, o exame do colo do útero deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos, com um intervalo de um ano, apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.