Ao lado da saúde pública, a educação de um município também é prioridade e merece atenção especial dos prefeitos municipais. Aqui em São Pedro do Ivaí, o prefeito José Isalberti mantém os investimentos na qualificação de seus profissionais, através de capacitação e formação continuada, para garantir melhores resultados e atingir uma boa educação.
Deste modo, foram realizadas na quinta-feira (16/03) e na segunda-feira (20/03), na Escola Municipal Profª Alfredina Fernandes Gouveia, duas atividades relacionadas ao aprimoramento dos professores da rede municipal.
Na quinta, houve uma palestra sobre a Alfabetização Científica (ver abaixo), dentro da Formação do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM). O conteúdo foi apresentado pela Doutora em Biologia Celular da UEM, Débora Santana.
Já na segunda, dia 20, os professores da rede municipal iniciaram mais um ciclo da Formação Continuada, com três docentes da UEM aplicando conhecimentos em sala de aula aos profissionais do município.
"O objetivo é desenvolver a qualidade da melhoria do ensino e aprendizagem dos nossos alunos, através da capacitação dos nossos professores", afirmou a secretária municipal de Educação, Ivonete Harada.
A doutoranda em educação, Dóris de Jesus Lucas Moya, trabalhou o tema “Periodização do desenvolvimento infantil” na Formação Continuada, que abrange formação de pensamentos e linguagens nas crianças desde o nascimento, passando pelo maternal até a pré-escola.
“São estudos teóricos que irão trabalhar a formação dos pensamentos, da memória, do raciocínio, da linguagem e atividades didáticas dominantes em cada etapa, mas sem esquecer o lúdico, respeitando o direito da infância, que é o direito de brincar”, explicou Dóris.
Para o professor Luis Carlos MIgliozzi, que instruiu os professores sobre a Prova Brasil e também leitura, produção, compreensão e interpretação de textos, os bons resultados alcançados na educação infantil se dá pelos sucessivos cursos de capacitação, ou seja, investir mesmo em Formação Continuada, como é desenvolvido em São Pedro do Ivaí.
“Não se consegue resultados satisfatório em 8 a 10 horas de curso. É um processo contínuo de desenvolvimento constante. E o resultado você percebe no desenvolvimento das crianças e no corpo docente que que vai trabalhar de uma forma mais segura e com qualidade em sala de aula.
Ao todo, cerca de 1.027 alunos frequentam as aulas na rede municipal nas três Escolas do município.
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA – A palestra sobre a Alfabetização Científica dada na Escola Alfredina finalizou a Formação do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) de 2016 em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Segundo a secretária municipal de Educação, Ivonete Harada, a palestra vai ajudar na ampliação do conhecimento dos alunos sobre Ciências. “Estamos no módulo de ciências e o nosso objetivo é fortalecer o aprendizado com trabalho de experiências e letramento nesta disciplina”, disse a secretária.
A palestrante, Débora, explicou a importância de trabalhar o conceito do que é ciências com as crianças. “A ideia da Alfabetização Científica é mostrar que ciência faz parte do dia a dia e que os professores devem estar atentos em como aplicar estes conhecimentos, através dos conceitos, práticas e principalmente da forma de raciocinar”, comentou ela. “A escola tem um peso muito importante e trabalhar com os professores é necessário para o primeiro passo, que é inserir estas informações na vida das crianças. Por isso é importante a reflexão de todos para ver essa prática no cotidiano”, diz a Doutora em Biologia Celular, Débora Santana.