A secretaria de saúde do Governo Municipal informa que a Campanha Nacional contra a Gripe começa no dia 17 de abril (segunda-feira) e vai até o dia 19 de maio (sexta-feira).
Em São Pedro do Ivaí, as vacinas serão fornecidas na Clínica da Mulher e nos postos de saúde do Marisa e Cohapar, das 08h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. De acordo com a secretaria municipal de saúde, as pessoas do público alvo devem comparecer nas unidades de saúde com carteirinha de vacina.
O público Alvo inclui pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (que ganharam bebê até 45 dias após o parto), profissionais de saúde, portadores de doenças crônicas, como as respiratórias (asma, bronquite, hipertensão pulmonar), doenças cardíacas, doenças renais, hepáticas (hepatites, cirrose), doenças neurológicas que afetam o sistema respiratório, paralisia cerebral, AVC e diabetes. A apresentação que comprova a doença crônica é obrigatória.
Também devem tomar a vacina contra o vírus da gripe pessoas com síndromes de Down, com deficiência congênita ou adquirida, obesas ou transplantadas.
“O objetivo é proteger as pessoas com maior risco de contrair a Influenza, que são os que se enquadram no público alvo”, explica a secretária de saúde, Simone Tavares.
Em 2017, o Ministério da Saúde incluiu a vacinação para professores do ensino regular que estão na ativa. A meta da secretaria de Saúde é vacinar 90% do público alvo. A campanha contra a gripe Influenza se estende aos 399 municípios paranaenses.
DIA D - A mobilização nacional (Dia D) vai acontecer no dia 13 de maio (sábado). Nestas datas, os postos de Saúde do Distrito Marisa, da Cohapar e da Clínica da mulher ficarão abertos das 08h às 17h para vacinar a população que pertence aos grupos da campanha.
IMUNIDADE - Após tomar a dose, o organismo tem dez dias para reagir e criar os anticorpos que defendem contra a gripe Influenza. “A vacina previne complicações e a partir de 10 a 15 dias as pessoas estão imunizadas contra a Influenza”, diz a secretária Simone Tavares. O prazo de imunização é de um ano.