O governo municipal de São Pedro do Ivaí, através da Secretaria de Educação, realizou, esta semana, mais uma formação continuada para professoras da rede municipal de ensino, com objetivo de qualificá-las ainda mais para o desempenho da profissão.
A formação continuada foi dada pelas doutorandas em Educação Dóris de Jesus Lucas Moya e Paula Tamires Moya e pela doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Silvia Pereira Gonzales de Moraes.
“Investir em qualificação profissional dos professores é ampliar a qualidade do ensino e aprendizagem dos alunos de São Pedro do Ivaí", afirmou o prefeito José Donizete Isalberti.
As professoras conheceram recursos didáticos que, usados em sala de aula, promovem o desenvolvimento humano dos alunos.Um dos temas foi a importância de entender o desenvolvimento de uma criança de 4 e 5 anos quanto à atenção, a percepção e a memória.
Em outra sala, as docentes Silvia e Paula discorreram sobre o uso do jornal impresso como recurso didático para contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos. “O jornal é um veículo que expressa o fenômeno humano e requer dos professores uma visão mais crítica, já que forma opinião e, às vezes, têm posição política e social”, comentou a doutora em Educação Silvia Moraes. “São questões que o professor precisa analisar imparcialmente para saber a correta utilização deste material”, concluiu.
“São Pedro do Ivaí é um município exemplo no Vale do Ivaí na questão da formação continuada dos professores. Este trabalho não é realizado em outros municípios. A cidade está de parabéns”, elogiou Dóris de Jesus Lucas Moya.
Em 2017, mais de 1.000 alunos frequentam as aulas na rede municipal nas três escolas do município.