Doar sangue é um dos gestos mais nobres que o ser humano pode realizar. Doar sangue ajuda a salvar vidas e alivia os bancos de sangue que sofrem inúmeras vezes por estar com estoque baixo.
Pensando nisso, o Governo Municipal, através da equipe de saúde de São Pedro do Ivaí, esteve nos postos da Cohapar, Central e do Distrito Marisa divulgando o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no dia 14 de junho, com objetivo de reforçar a importância do ato nobre.
Segundo a secretária de Saúde, Simone Tavares, há muitas pessoas que querem doar sangue, mas não sabem como fazer. “Nós queremos conscientizar as pessoas sobre este gesto, da solidariedade em ajudar o próximo, pois sabemos que muita gente ainda está sem informação”, disse ela.
Nas ações desenvolvidas nos postos, a equipe de saúde do Programa da Saúde da Família, distribuiu panfletos e deu orientações sobre como fazer a doação. “Nessas ações, procuramos informar a sociedade sobre os procedimentos para doar sangue e esclarecer dúvidas. Com isso, alcançar mais doadores”, explicou a técnica em enfermagem, Cristiane Fachina Ribeiro.
AGENDAMENTO DE HORÁRIO - A técnica em enfermagem, Marcilene Campos de Oliveira informa que o doador de sangue deve ligar com antecedência e agendar o colocar o nome na lista para realizar a doação. “Colocamos uma lista de agendamento nos Postos de Saúde do município, mas quem preferir pode informar o interesse em doar por telefone, através dos telefones (43) 3451-1346 / 1848 (Posto Central); 3451-6030 (Posto Distrito Marisa); 3451-2292 (Posto de Saúde Cohapar).
HEMOCENTRO – A secretaria de saúde de São Pedro do Ivaí realiza um trabalho junto ao Hemocentro de Apucarana, levando os cidadãos para doar sangue. Todo mês, cerca de 30 pessoas são levadas para o órgão em Apucarana. O hemocentro precisa estar sempre com estoque abastecidos, pois é um dos responsáveis por atender o Hospital Norte do Paraná (Honpar) e a Santa Casa de Arapongas, dois hospitais muito usados pelos São-pedrenses. O Hemonúcleo Apucarana fica na Rua Antônio Ostrenski, 03 - próximo ao Lagoão e SAMU.
REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAR SANGUE
» Estar em boas condições de saúde;
» Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;
» Pesar no mínimo 50kg;
» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
» Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).