O tempo colaborou com céu azul e bastante vento na manhã do domingo (27/08) garantindo a diversão de crianças e pais no 1º Festival de Pipas de SPI, promovido pelo Departamento de Esportes, com apoio da Secretaria de Educação e Cultura, Governo Municipal e Câmara de vereadores.
Gratuito para toda a população, o evento teve como objetivo resgatar uma antiga e já quase esquecida brincadeira de rua do Brasil, que é soltar pipa. Centenas de pessoas se reuniram com suas pipas de vários tamanhos e tipos no Estádio Natal Breda, que também teve cama elástica, algodão doce e pipoca para as crianças.
A expectativa do governo municipal era proporcionar uma manhã de cores, festa e integração entre pais e filhos e, pelas imagens, nota-se que o objetivo foi alcançado.
“Soltar pipas aproxima pais e filhos, ajudando a estimular as crianças a brincar ao ar livre. O céu está com um colorido bem legal e a família sãopedrense pôde se divertir com segurança e responsabilidade, sem cerol nas pipas”, disse o diretor do Departamento de Esportes, Alexandre Bolognini.
“Foi uma bela iniciativa do Departamento de Esporte e apoio da Secretaria de Educação e Cultura. Trazer uma brincadeira antiga realmente aproxima os pais dos filhos, saindo um pouco do mundo virtual”, disse o prefeito José Isalberti.
PREMIAÇÃO - No final do 1º Festival de Pipas houve a premiação com troféus para a pipa mais criativa, a menor e maior pipa, além de distribuição de brindes para os participantes. A menor pipa teve tamanho de 3 cm, do jovem Gustavo Teles, enquanto a maior, com 1,10cm, do senhor Nilson Caetano de Lima (Boi), se destacou no céu sãopedrense. O prêmio de pipa mais criativa foi para o garoto Alan Vitor Stefaneli.