Hipertensão arterial e diabetes matam milhares de pessoas todo ano e, por isso, devem ser levadas a sério. Desta forma, o Governo Municipal de São Pedro do Ivaí e Secretaria de Saúde deram início, na quinta-feira (16/11) no Bosque municipal Afonso Junqueira Franco, ao programa Hiperdia, com objetivo de cadastrar e acompanhar pacientes hipertensos e diabéticos no município.
Dezenas de pessoas participaram da palestra sobre hipertensão arterial, com o cardiologista Reinaldo Fernandes Câmara Jr, que abriu os trabalhos. O Hiperdia vai funcionar, por tempo indeterminado, em todas as Unidades Básicas de Saúde (Central, Cohapar e Distrito Marisa).
Os pacientes cadastrados passarão a ser acompanhados pela equipe multidisciplinar, de acordo com a necessidade de cada um. “Os pacientes terão toda atenção das nossas equipes de saúde quanto à exames, medicamentos e tratamento correto. Nosso objetivo é proporcionar mais qualidade de vida as pessoas”, comentou o prefeito José Isalberti.
Em São Pedro do Ivaí, a equipe multidisciplinar (NASF) atende no Centro de Convivência do Idoso e está à disposição da população. Ela é composta de educador físico, nutricionista, psicóloga e fisioterapeuta. Além disso, enfermeiros e médicos do PSF também irão atuar no Hiperdia.
Mais informações podem ser obtidas nas unidades básicas de saúde ou pelo telefone: (43) 3451-1346.