Com o slogan “Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater”, foi realizada na sexta-feira (18/05), a passeata sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento foi organizado pelo Governo Municipal de São Pedro do Ivaí, por meio da Secretaria de Assistência Social, CRAS e CREAS.
Com balões brancos, amarelos e a flor que simboliza a campanha, centenas de pessoas, entre alunos de rede pública e estadual, professores, autoridades, conselhos municipais e comunidade, se reuniram em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Educação para a passeata que percorreu toda a avenida Dr. Cícero de Moraes até chegar a um posto de combustível.
Para o prefeito José Isalberti, é necessário romper o silêncio e encorajar as pessoas a denunciar este tipo de crime, por isso, a conscientização da população sobre a campanha é importante. “A violência sexual contra crianças e adolescentes precisa acabar, nossas crianças e jovens precisam ser protegidas e não podemos ser indiferentes quanto a isso”, disse o prefeito José Isalberti.
O evento teve a colaboração do comércio local, que apenas abriu as portas após a passeata. Participaram também vereadores e entidades, como a APAE, Cemic, CAIS/SCFV, Conselho Tutelar e órgãos municipais.
DENUNCIE - Em caso de suspeita de violência contra crianças e adolescentes, as denúncias devem ser feitas através do Disque 100 ou procurando a Equipe do CRAS, CREAS e Conselho Tutelar. Mais informações, pelo telefone 3451-3376.
POR QUÊ O DIA 18 DE MAIO? - Nesta data, em 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no estado do Espirito Santo. O corpo de Araceli apareceu seis dias depois carbonizado. Os agressores, todos jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.