Saúde

Campanha de vacinação contra sarampo e paralisia infantil inicia dia 6

Segunda-feira, 23 de julho de 2018

Última Modificação: 17/08/2018 07:55:55 | Visualizada 677 vezes


Ouvir matéria

A Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Poliomelite (Paralisia Infantil) será de 6 a 31 de agosto em todo Brasil, e é voltada exclusivamente às crianças com idade entre 12 meses e menores de 5 anos, incluindo as que já receberam as vacinas anteriormente.

 

O Dia D está marcado para 18 de agosto. Em São Pedro do Ivaí, as doses serão disponibilizadas nos Postos de Saúde Cohapar, do Distrito Marisa e na Clínica da Mulher. A meta é vacinar pelo menos 95% das crianças dessa faixa etária.

 

O prefeito de São Pedro do Ivaí, José Isalberti, reforça aos pais sobre a importância de levar os filhos nas unidades de saúde para tomar a vacina. “É importante evitar que o sarampo avance, pois isso, peço aos pais que levem as crianças nos postos de saúde de São Pedro do Ivaí e também na Clínica da Mulher”, ressaltou o prefeito.

 

Não devem receber a vacina, pessoas que com suspeitas de sarampo, gestantes, menores de 6 meses de idade e imunocomprometidos (transplantados, portadores de HIV, indivíduos com câncer e que sofreram queimaduras).

 

SINTOMAS – Os principais sinais do Sarampo são febre alta (acima de 38,5°C), dor de cabeça, manchas vermelhas que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas e, depois, se espalham pelo corpo, tosse, coriza, conjuntivite e manchas brancas que aparecem na mucosa bucal 1 ou 2 dias antes de aparecer as manchas vermelhas.

 

DOENÇA – Livres da doença desde 2016, as Américas voltaram a registrar casos de sarampo em 2018 em pelo menos 11 países. A Venezuela é o país com maior incidência da doença. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, o surto da doença acontece em Rondônia e Amazonas, mas já há registros da doença no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso.

 

 

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Covid-19

PORTAL COVID-19