Saúde

Com conscientização, Governo Municipal controla notificações de dengue no município

Sexta-feira, 03 de agosto de 2018

Última Modificação: 13/08/2018 08:15:50 | Visualizada 836 vezes


Ouvir matéria

O Paraná apresentou essa semana dados da dengue em novo boletim epidemiológico. Segundo o documento, foram registrados, entre agosto de 2017 e julho deste ano, 992 casos de dengue e 60 casos de Chikungunya em 104 municípios paranaenses.

 

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, nenhum caso de Zika Vírus foi contabilizado. São Pedro do Ivaí, teve quatro casos confirmados, em sete notificações. “O Governo Municipal realizou diversas ações envolvendo a Secretaria de Saúde em parceria com outras secretarias, como Educação, Obras e Meio Ambiente para acabar com este problema em São Pedro do Ivaí”, explicou o prefeito José Isalberti.

 

Ainda preliminares, os dados encerram o período epidemiológico 2017/2018, iniciado na primeira semana de agosto do ano passado. Ao longo deste período, o município realizou visitas domiciliares, palestras com a população, passeatas nas escolas, entrega de panfletos, mutirão de limpeza e mutirão da dengue.

 

“Todas essas ações foram pensadas na conscientização dos moradores sobre a importância de eliminar focos da dengue e, consequentemente, acabar com o mosquito transmissor”, ressaltou a secretária de saúde, Simone Tavares.

 

Segundo ela, em locais que foram encontrados criadouros, os proprietários dos imóveis foram notificados, o que permitiu a diminuição dos índices e o controle dos casos de dengue no município.

 

CUIDADOS – Manter medidas preventivas contra a doença continua a ser fundamental no combate à dengue, chikungunya e zika. Por isso, deve-se combater os criadouros do mosquito, mantendo terrenos e quintais limpos, sem entulho ou recipientes que podem acumular água e servir como criadouro para o inseto. O uso de repelentes e inseticidas, em especial nas áreas de maior incidência da doença, também são recomendadas.

 

EPIDEMIA - A situação mais preocupante é em Lobato, pertencente à 15ª Regional de Saúde – Maringá. A cidade, de apenas 4.400 habitantes, registrou 70 casos e é considerada como epidêmica. Na região do Vale do Ivaí, São João do Ivaí também vive uma situação de epidemia, com 115 casos de dengue no período.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Covid-19

PORTAL COVID-19