A Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro do Ivaí realizou na terça-feira (19/02) atividades de educação em saúde (Palestras) no Colégio Estadual Carlos Silva, com o tema “Gravidez na Adolescência”, direcionada aos alunos com idade entre 14 e 17 anos. Cerca de 300 estudantes assistiram as atividades que foram propostas pela 16ª Regional de Saúde em alusão à Semana Nacional de Prevenção a Gravidez na Adolescência.
A programação seguirá ao logo do ano e deve alcançar outras escolas. O cronograma está sendo montado. Segundo a Assistente Social da Secretaria de Saúde, Gisele Pereira Batista, o objetivo é conscientizar os adolescentes sobre o tema de forma responsável. “Queremos, com essas ações, propagar as informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução dos índices de gravidez na adolescência, além de fortalecer a rede de atenção a proteção à criança e ao adolescente”, explicou Gisele Batista.
Na escola estadual, as palestras foram ministradas pela própria Gisele e também pela psicóloga Juliana Aparecida Lombardi de Freitas e pela enfermeira Merielen Lobo.
Do total de crianças que nasceram no ano passado no município, 16,67% são filhos de mulheres com menos de 19 anos de idade, de acordo com dados da 16ª Regional de Saúde de Apucarana. (veja gráfico)
CAMPANHA – A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência foi instituída no dia 3 de janeiro deste ano, por meio da Lei nº 13.798. O objetivo é levar mais informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência. Para o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), são consideradas adolescentes as pessoas com idade de 12 até 18 anos.