O salão da Apae sediou, na quinta-feira (11/04), a 13º Conferência Municipal de Saúde, realizada pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde. O tema desta edição foi “Saúde Como Direito – Consolidação e Financiamento do SUS”.
“Finalizamos essa etapa que começou nas pré-conferências, onde foram levantadas as propostas de melhorias escolhidas pela população. Temos objetivos de fortalecer o SUS, para que o município possa dar saúde de mais qualidade aos moradores”, explicou o secretário de Saúde Izaque Luiz de Souza.
Na programação, foi feita a leitura do Regimento Interno da 13º Conferência aprovado no dia 09 de abril. Em seguida, a doutoranda em Serviço Social e Política Social, Claudiana Tavares Sgorlon apresentou a palestra “Democracia e Saúde”, onde foram discutidas ações em defesa do SUS.
“A Conferência foi importante como uma ação em defesa do SUS e da democracia, enquanto política pública e para todos. Como mais de 75% da população depende do SUS, acredito que o desafio é conseguir a contribuição de cada usuário, profissional de saúde e poder público para que a gestão participativa se efetive plenamente”, disse ela.
Na sequência, foram aprovadas 18 propostas que serão levadas para a esfera estadual, além da escolha de um delegado (Ademar Passarana) e um suplente (João Carlos Policante) que serão os representantes de São Pedro do Ivaí na Conferência Estadual de Saúde, em Curitiba, entre os 11 a 13 de junho de 2019.
“Essa participação da comunidade é fundamental para melhorar ainda mais os serviços oferecidos na saúde. A população sabe das necessidades, desta forma, apresentou boas sugestões que serão levadas adiante, na esfera Estadual, em benefício dos moradores e da nossa cidade”, disse o prefeito José Isalberti.
Além do prefeito, o evento contou com a presença do presidente da Câmara, Rildo Bernardes de Camargo; do presidente do Conselho Municipal de Saúde, profº Célio Brugnolo, dos representantes da 16ª Regional de Saúde de Apucarana Marcos Vinicius Oliveira da Costa e Claudemir Tozzi, servidores municipais e comunidade em geral.
REPRESENTANTES DE SPI NA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE, EM CURITIBA;
DELEGADO - ADEMAR PASSARANA;
SUPLENTE - JOÃO CARLOS POLICANTE;
SUGESTÕES APROVADAS NA 13ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE
ÁREA CENTRAL
- Ginecologista para atendimento aos usuários;
- Repasse de Nova Ambulância em comodato para Santa Casa de Misericórdia;
- Otimizar/ampliar o transporte dos usuários, bem como a melhoria do atendimento;
- Contratação de mais motoristas;
- Projeto para orientações em atividades físicas de profissionais capacitados principalmente nas ATTIs;
- Trabalhar com advertências para questões trabalhistas;
- Contratação de monitor para acompanhar pacientes dentro do ônibus da saúde;
- Descentralização dos pontos de ônibus;
- Criação de centro do idoso (modulo creche);
- Aprovação de lei para punição de imóveis e quintais com lixo acumulado;
- Contratação de psicóloga para atendimento ambulatorial;
- Contratação de Agente Comunitária de Saúde para cobertura da UBS do centro que está descoberto.
- Investimentos em propagandas e publicidade para divulgar boas iniciativas do SUS em âmbito federal (será levada a Conferência Nacional);
COHAPAR
- Concessão ou parceria do aparelho de raio X pra hospital ou clínica em troca de serviços;
- Melhoria na estrutura do posto para que pacientes não tomem chuva;
- Contratação de Agente Comunitária de Saúde para o Mutirão;
DISTRITO MARISA
- Motorista que retorne ao Distrito, para que os pacientes não fiquem aguardando em São Pedro do Ivaí;
- Van exclusiva para Distrito Marisa.