O Governo Municipal de São Pedro do Ivaí, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, apresentou, na segunda-feira (22/04), na Câmara de Vereadores, os resultados da primeira edição da Prova Paraná, realizada em março. No total, 613 alunos matriculados na rede pública de ensino do município.
Aplicada pelo Governo do Estado estadual com objetivo de avaliar o aprendizado dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, participaram dessa primeira edição turmas de 5º, 6º e 9º anos do Ensino Fundamental, além de 1ª e 3ª séries do Ensino Médio.
Entre as escolas municipais, 131 alunos do 5º ano responderam as 20 questões de Matemática e Português, sendo 78 estudantes da Professora Alfredina Fernandes Gouveia, 46 da Gertrudes Maria Domingues e sete alunos da Padre Anchieta.
‘Nossa análise foi positiva, os alunos do 5º ano tiveram bom aproveitamento nas disciplinas, mas acredito que nas próximas edições da Prova Paraná, os resultados serão ainda melhores’, disse a secretária municipal de educação, Ivonete Harada.
Segundo ela, os resultados possibilitam que cada escola identifique quais os conteúdos que os alunos estão aprendendo mais ou menos e quais são as dificuldades de aprendizado. “Com todos estes relatórios, nossa equipe pedagógica e nossas diretoras poderão identificar os problemas de aprendizado por aluno e por turmas e direcionar ações pedagógicas para a melhoria do aprendizado daquela necessidade em questão”, explicou ela.
Participaram da reunião, o presidente da Câmara de Vereadores, Rildo Camargo, os vereadores Marcos Aparecido Bernardes, Maridelma Guimarães e Andreia Cassoli, a coordenadora pedagógica Carla Montani, diretoras das escolas municipais, além da assessoria jurídica da Câmara Municipal.
RESULTADOS – Os resultados da Prova Paraná em São Pedro do Ivaí revelaram que os alunos têm mais dificuldades com Língua Portuguesa do que com Matemática, diferentemente da média do Estado, que apontou que os estudantes têm mais dificuldades com Matemática.
Na escola professora Alfredina Fernandes Gouveia, as quatro turmas do 5º ano avaliadas tiveram, na média, aproveitamento de 76,30% em Língua Portuguesa e 80,70% em Matemática. Na escola Gertrudes Maria Domingues, as duas turmas avaliadas tiveram, na média, aproveitamento de 75,67% em Língua Portuguesa e 81,05% em Matemática. Os resultados completos estão à disposição na Secretaria municipal de educação e também no endereço www.provaparana.pr.gov.br
SEGUNDA EDIÇÃO – A segunda edição da prova Paraná acontece no dia 11 de junho e serão aplicadas questões de Língua Portuguesa e Matemática a alunos do 2º e 5º, e do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1° a 4° série do Ensino Médio.