Agricultura

Prefeitura e Emater iniciam ações de Microbacias em São Pedro do Ivaí

Segunda-feira, 29 de abril de 2019

Última Modificação: 02/05/2019 17:09:53 | Visualizada 1039 vezes


Ouvir matéria

O Governo Municipal de São Pedro do Ivaí e a Emater iniciaram há alguns dias o Programa de Gestão de Solos e Água em Microbacias, em cerca de 975 hectares, beneficiando 56 produtores de São Pedro do Ivaí.

 

Os trabalhos estão sendo executados pela secretaria municipal de Agricultura, com supervisão do secretário Luiz Eleodoro dos Santos. Serão investidos cerca de R$ 210 mil, em parceria com o Governo do Estado, com recursos do Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial (PRÓ-RURAL).

 

“Essa parceria com o Governo do Estado é importante para que possamos conservar nosso solo, com objetivo de alavancar a produção e renda do produtor rural do nosso município”, disse o prefeito José Isalberti.

 

No município, o programa realizará a ação de Terraceamento (curva em nível), uma técnica agrícola aplicada em terrenos bem inclinados, com objetivo de controlar a erosão do solo e diminuir a poluição das nascentes e rios.

 

“É uma ação que busca evitar o desequilíbrio ambiental, pois a erosão leva adubos e venenos as nascentes e rios, contaminando a água”, explica o agrônomo Leandro Cividini, técnico em agropecuária da Emater de São Pedro do Ivaí.

 

Segundo ele, a Microbacias cumpre o papel de difundir boas práticas agrícolas. “Este programa visa melhorar a infiltração da água no solo, diminuindo a erosão, por meio das curvas em nível. Consequentemente, aumentará a vazão das nascentes, aliando produtividade à conservação dos recursos naturais”, explicou o agrônomo. Os trabalhos em São Pedro do Ivaí devem durar cerca de 12 meses.

 

Nível Topográfico - Para facilitar os trabalhos de Microbacias, o Governo Municipal adquiriu um equipamento de Nível Topográfico (Nível Óptico), para realizar todas as medição de desníveis no solo.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Covid-19

PORTAL COVID-19