A campanha de vacinação contra febre aftosa no Paraná começa na última quarta-feira (1/5) e segue até 31 de maio. Nesta etapa, a vacinação é obrigatória para animais jovens de zero a 24 meses, bovinos e búfalos.
Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), os produtores precisam comprovar a vacinação presencialmente, nas unidades da Adapar, ou pela internet, no site www.adapar.pr.gov.br.
“A vacinação e a comprovação são obrigatórias, prevista em lei. Os produtores que não cumprirem essa obrigatoriedade poderão ser autuados com multas”, disse Luiz Carlos Eleodoro dos Santos, secretário Municipal de Agricultura de São Pedro do Ivaí.
De acordo com as normas, ao comprar a vacina os criadores obtêm a nota fiscal e o formulário para comprovar a vacinação, que será usado para atualização do cadastro na Adapar. “Mesmo os produtores de bovinos que não tenham animais abaixo de 24 meses precisam atualizar o cadastro”, explicou Ricardo Della Rosa, responsável pelo escritório da Adapar no município.
O Estado do Paraná é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como Área Livre de Febre Aftosa, com Vacinação. A última campanha, em novembro de 2018, teve índice de vacinação de 98%. Para mais informações, os produtores devem procurar a Secretaria de Agricultura de São Pedro do Ivaí ou ligue para (43) 3477-1882, falar com Juliano ou Samuel.
VACINAS - Para esta campanha já estão disponíveis para compras em lojas agropecuárias vacinas em fracos de 15 e 50 doses, com uma novidade: a dose, que era de 5 mililitros (ml), reduziu para 2 ml, independente de peso e tamanho do animal.
ADAPAR – A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná tem 135 Unidades Locais no Estado e conta com o auxílio de 240 escritórios municipais para fiscalizar este trabalho, que é feito de forma permanente e intensificado nos períodos de campanha.