Saúde

Setor de endemias recolhe 15 kg de caramujos dos terrenos baldios

Quinta-feira, 30 de maio de 2019

Última Modificação: 03/06/2019 14:11:57 | Visualizada 1303 vezes


Ouvir matéria

O Governo Municipal de São Pedro do Ivaí, por meio da Vigilância Sanitária e Controle de Endemias, realizou nesta quinta-feira (30/05) vistorias em terrenos baldios na região do Conjunto Residencial Santa Rita II, com objetivo de combater a propagação dos caramujos africanos.

 

Além da vistoria, os agentes de endemias orientaram os moradores sobre quais ações devem ser feitas para o combate deste animal invasor, que pode transmitir doenças como meningite e hepatite. Durante os trabalhos dos agentes, foram recolhidos 15 kg desta espécie.

 

“Temos feito orientações aos moradores sobre os cuidados e o que deve ser feito ao encontrar um caramujo. Quanto mais a população saber a respeito, maior será o controle desta espécie”, explicou o secretário de Saúde, Isaque Luiz de Souza.

 

Segundo o secretário, em caso de dúvidas ou ter encontrado este animal, o cidadão deve ligar para a Vigilância Sanitária para realizar o trabalho de coleta. A coordenadora do setor de endemias, Aline Verginia Teodoro, ressalta que o trabalho de combate e controle do animal precisa do apoio da população, que é a primeira a notar a presença deles nos terrenos ou quintais.

 

“É importante que as pessoas protejam as mãos com luvas ou sacos na hora de manusear o animal, para evitar a transmissão de doenças. Aconselhamos que assim que verificar a presença do animal, ligue imediatamente para a Vigilância”, explicou Aline.

 

Baixe, ao lado, o panfleto com informações de combate ao caramujo. Os telefones da Vigilância Sanitária são: (43) 3451-1346 ou 3451-1848

 

A espécie africana – O caramujo africano é classificado entre as cem piores espécies exóticas invasoras. Ele pode atingir até 15 cm no Brasil. Tem uma concha amarronzada, com manchas claras, em forma cônica, onde se abriga. É hermafrodita e possui alta capacidade de se reproduzir.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Covid-19

PORTAL COVID-19