Servidores municipais da saúde, em especial do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), participaram de uma reunião na terça-feira (17/09), no plenário da Câmara Municipal, com profissionais do COMSUS, programa ligado à Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.
Segundo a enfermeira do COMSUS, Paula Tavares, o COMSUS busca qualificar a atenção ambulatorial secundária do Estado com o foco no atendimento das necessidades de saúde da população. “Nosso objetivo é trabalhar em parceria com os municípios que têm convênios com os Consórcios Intermunicipais de Saúde, como o CISVIR. Então, nós conhecemos a estrutura física e trabalhamos com programas específicos voltados à saúde da comunidade”, disse ela.
Segundo Paula, estes trabalhos englobam visitas mensais para realização de atendimento e reforço na educação permanente. Neste primeiro contato, a equipe do COMSUS apresentou o programa RASI (Rede de Atenção à Saúde do Idoso), com foco no desenvolvimento de ações ao envelhecimento saudável. Além da secretária de saúde, Simone Tavares, participaram as equipes de saúde, médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas.
“Á medida que trabalhamos em conjunto, conseguimos fortalecer os vínculos com a comunidade, tanto na atenção primária quanto na secundária”, explicou a enfermeira. Após a palestra com o geriatra Rodrigo Pereira sobre o programa RASI, a equipe do COMSUS conheceu a estrutura física de saúde de São Pedro do Ivaí.
Rede de Atenção à Saúde do Idoso - Compreende o sistema de saúde estadual para o atendimento qualificado da população idosa, que sempre exige cuidados diferenciados. É a busca pelo envelhecimento ativo e saudável, com qualidade de vida, autonomia e independência.
CISVIR - É um consórcio intermunicipal onde celebra parcerias entre municípios para a realização de ações conjuntas relacionadas à Saúde, incrementando a qualidade dos serviços públicos municipais prestados à população.