Saúde

Unidades de saúde de SPI capricham na decoração do Outubro Rosa

Quarta-feira, 09 de outubro de 2019

Última Modificação: 15/10/2019 11:45:48 | Visualizada 1060 vezes

A campanha reforça a importância do autocuidado e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero. Em SPI, as unidades de saúde estão agendando exames de mamografias e realizando exames preventivos


Ouvir matéria

São Pedro do Ivaí na Campanha Outubro Rosa. Neste mês dedicado à prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, as profissionais das unidades básicas de saúde (Postos de Saúde do Distrito Marisa, Cohapar, Central Provisório e a Clínica da Mulher) capricharam na decoração, além de estarem preparadas para atender as pacientes que buscam informações sobre as doenças.

 

Até o fim do mês, as mulheres poderão marcar exames de mamografia (que serão feitos em Apucarana) e realizar exames preventivos (No Posto de Saúde do Distrito Marisa, às sextas-feiras). Essas ações foram iniciativas do Governo Municipal de São Pedro do Ivaí e Secretaria de Saúde.

 

A Campanha Outubro Rosa tem total foco na prevenção e combate do câncer de mama e de colo de útero. “Nós, enquanto mãe e filha precisamos ter essa consciência de cuidar da nossa saúde, quebrando preconceitos e realizar os exames preventivos. Nosso bem-estar reflete diretamente em nossas famílias, pois somos espelhos para que todos também se cuidem”, disse a secretária de Saúde, Simone Tavares. A secretária informa que o exame de mamografia é recomendado a cada dois anos.

 

Para o médico especialista em família, Vagner Jr. Vieira Estefani, a prevenção ainda é a principal forma de combater a doença. “Um dos exames periódicos que as mulheres devem realizar é o próprio autoexame, que pode ser feito em casa todos os dias. No caso de a mulher sentir alguma diferença, procure o posto de saúde’, explicou o médico.

 

“A prevenção deve ser rotina, aproveitamos o Outubro Rosa para aumentar a propagação das informações sobre o câncer de mama e de colo do útero e como prevenir. Além disso, quanto mais falamos, mais as mulheres encontram apoio”, concluiu Simone Tavares.

 

Movimento - O Outubro Rosa surgiu pela primeira vez na Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) nos anos 1990. Ganhou projeção mundial, tendo diversos monumentos ganhando a cor rosa associada à luta e cura da doença.

 

 

 

 

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Covid-19

PORTAL COVID-19