Meio Ambiente - Piracema

Pesca de espécies nativas fica proibida a partir desta sexta (01/11)

Quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Última Modificação: 31/10/2019 10:29:11 | Visualizada 474 vezes


Ouvir matéria

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) anunciou o período de restrição à pesca de espécies nativas no Paraná. Vale a partir desta sexta-feira (01/11) e segue até março de 2020.

 

Todas as espécies nativas do Estado são protegidas, como bagre, dourado, jaú, pintado e lambari. É durante esse período, conhecido como piracema, que a maioria delas se reproduz.

 

Não entram na restrição as espécies consideradas exóticas, como bagre-africano, apaiari, black-bass, carpa, corvina, peixe-rei, sardinha-de-água-doce, piranha-preta, tilápia, tucunaré e zoiudo.

 

Sendo assim, a pesca é proibida na bacia hidrográfica do Rio Paraná – que compreende o rio principal, seus formadores, afluentes, lagos, lagoas marginais, reservatórios e demais coleções de água inseridas na bacia de contribuição do rio. Essa medida também vale para o Rios Ivaí e Cambará, rios da região.

 

Serão proibidas, também, competições de pesca, como torneios, campeonatos e gincanas. Exceto as competições de pesca em reservatórios, visando a captura de espécies não nativas e híbridos. A restrição é instruída pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama) pela instrução normativa nº 25/2009, e reforçada pela portaria do IAP (nº 262/2018). A restrição anual acontece há mais de 15 anos. Saiba mais, clique: https://bit.ly/331lXnC

 

MULTAS – Quem for flagrado pescando em desacordo com as restrições determinadas pela portaria será enquadrada na lei de crimes ambientais. A multa é de aproximadamente R$ 700,00 por pescador e mais de R$ 20,00 por quilo de peixe pescado. Além disso, os materiais de pesca como varas, redes e embarcações, poderão ser apreendidos pelos fiscais. Além da pesca, o transporte e a comercialização também serão fiscalizados. 

Pesca de espécies nativas fica proibida a partir desta sexta (01/11) Crédito: Assessoria PMSPI - arquivo
Legenda:

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Covid-19

PORTAL COVID-19