A doação de sangue é um gesto solidário de extrema importância que ajuda salvar a vida de pessoas que estão em tratamento e precisam de transfusões, transplantes ou que têm doenças crônicas graves.
Os sãopedrenses já participaram da doação de sangue há muitos anos no Hemocentro de Apucarana. A parceria com o Rotary iniciou em março deste ano. O ônibus do Banco de Sangue vem, uma vez por mês, buscar os doadores no município para fazer a coleta. Em média, são 25 pessoas por mês ajudando centenas de pessoas que precisam deste ato solidário.
“É um simples gesto de amor e solidariedade e que pode gerar muitos sorrisos. Temos só que agradecer imensamente cada morador de são Pedro do Ivaí que colaborou com a campanha”, disse a secretária de saúde, Simone Tavares.
Muitas pessoas não sabem, mas doar sangue não afeta a saúde porque a recuperação é imediatamente após a doação. De acordo com dados do Ministério da Saúde, uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450ml de sangue.
Os homens podem doar sangue quatro vezes por ano enquanto as mulheres podem doar três vezes no mesmo período. O sangue é insubstituível e sem ele é impossível viver. O objetivo é manter os estoques de sangue sempre abastecidos e não apenas quando alguém precisar.
Para doar sangue, os sãopedrenses podem se apresentar uma vez por mês para se inscrever para o ato solidário. Em novembro, mês em que se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue, os interessados devem entrar em contato até o dia 18 com a enfermeira Marcilene no Posto de Saúde do Distrito Marisa e também nas recepções das Unidades Básicas de Saúde Central e da Cohapar.
DIA 25 DE NOVEMBRO – É o dia em que se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue. O objetivo é agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e sensibilizar a população para a importância da doação. Novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos, pois com a proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, esse dia é especialmente importante para lembrarmos e promovermos esse ato solidário e regular da doação de sangue, independente de se conhecer ou não pacientes que necessitam de transfusão.
REQUISITOS - Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg e bem alimentados, ter dormido bem e estar em jejum de duas horas. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. O procedimento é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, pois todos os materiais usados na coleta do sangue são eliminados. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.