Saúde

Com ações contínuas, São Pedro do Ivaí registra índice de infestação de dengue abaixo do que pede a SESA

Sexta-feira, 08 de novembro de 2019

Última Modificação: 12/11/2019 11:43:11 | Visualizada 789 vezes


Ouvir matéria

Para evitar que novos casos de dengue apareçam em São Pedro do Ivaí, o Governo Municipal e a Secretaria de Saúde continuam com ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.

 

De 27 de outubro à 02 de novembro foi realizado o 4° Levantamento de Índice Rápido no município. O índice de infestação alcançado foi de 0,9%, abaixo de 1% recomendado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

 

“Apesar de estarmos abaixo do índice mínimo, não podemos descuidar de cuidar da nossa cidade, do nosso quintal. E com as chuvas, nossas ações devem ser redobradas, pois aumentam os focos e criadouros do Aedes Aegypti, ocasionando aparecimento de novos casos de dengue”, explicou a Secretária de Saúde, Simone Tavares.

 

Foram vistoriados cerca de 450 imóveis através do LIRAa, de acordo a Secretaria de Saúde. “Pedimos à colaboração da população para que faça sua parte para acabar com os criadouros do mosquito da dengue. Um dos cuidados é verificar sempre os quintais. Reforço que todos devem tomar os devidos cuidados para evitar o aparecimento de novos casos. É uma eficiente forma de prevenção. Todos devem ficar atentos”, ressalta Simone Tavares.

 

Apesar das ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde, em parceria com outros departamentos municipais, São Pedro do Ivaí notificou 200 pessoas com suspeita de Dengue, sendo 136 casos confirmados, 64 negativos.

 

LIMPEZA CEMITÉRIO - Na manhã desta sexta-feira (08/11), profissionais do setor de endemias da Secretaria de Saúde estiveram no cemitério municipal para realizar a limpeza após o Dia de Finados. O objetivo principal foi evitar a instalação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e da febre chikungunya. Foram retirados vinte sacos plásticos que acumulam água parada. O número foi considerado surpreendente pelos agentes. “Ficamos animados e agradecemos a população que está muito ciente sobre a prevenção da dengue e proliferação do mosquito transmissor”, disse a coordenadora de Endemias, Aline Vergínia Teodoro.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Covid-19

PORTAL COVID-19