NOTA

NOTA DE ESCLARECIMENTO - AMBULÂNCIA NO ATENDIMENTO EM ACIDENTE

Terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Última Modificação: 22/01/2020 12:01:18 | Visualizada 4711 vezes


Ouvir matéria

Em resposta ao vídeo postado no último dia 20 de janeiro pelo Blog do Jhow sobre a situação da ambulância (em comodato com Hospital) que deu suporte ao atendimento do SAMU durante um acidente de trânsito com vítima fatal, ocorrido no sábado, na rodovia PR 457, entre São Pedro do Ivaí e o Distrito Marisa.

 

O Governo Municipal de São Pedro do Ivaí e a Secretaria de Saúde esclarecem que todos os esforços foram feitos para socorrer as vítimas do acidente, em trabalho conjunto com o SAMU.

 

No momento do acidente, uma ambulância do munícipio estava indo para Apucarana com paciente e uma enfermeira. A direção do Hospital Santa Casa deslocou outra ambulância para o local do acidente, com duas funcionárias, ambas com cursos de socorrista.

 

Na matéria, o repórter, que sempre enfatiza que sempre está trazendo as melhores informações ao internauta, só ressalta que uma das ambulâncias estava com escapamento solto e esquece de mencionar a eficiência no atendimento da equipe de servidores que buscavam salvar os feridos e o suporte dado à equipe do SAMU de Jandaia de Sul que, devido à gravidade do acidente, realizou os primeiros socorros mais graves.

 

O município esclarece que o escapamento se soltou a caminho da ocorrência. Imediatamente, a motorista da ambulância entrou em contato com a direção do hospital e com a equipe que cuida da frota do município que, de prontidão, consertou o escapamento do veículo.

 

A secretaria de saúde de São Pedro do Ivaí ressalta que a ambulância que ajudou na ocorrência prestou apenas suporte às unidades do SAMU, que socorreram as vítimas mais graves, pois os veículos do SAMU estão equipados com ferramentas para atender, por exemplo, vítimas presas em ferragens.

 

Lamentamos o fato do repórter fazer críticas ao estado do veículo, sem procurar se informar com os órgãos responsáveis os reais motivos. Mais uma vez, publica conteúdo sem ouvir os dois lados da história, quebrando uma das regras básicas do jornalismo, para ser mais preciso: art 14 e 15 do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros.

 

Em nenhum momento, o repórter procurou a assessoria de imprensa da Prefeitura de São Pedro do Ivaí, o Departamento de Transportes – que cuida da frota do município -  ou mesmo a Secretaria de Saúde, para saber sobre o dano no veículo.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Covid-19

PORTAL COVID-19