O Mutirão da Dengue está chegando ao fim em São Pedro do Ivaí, mas os cuidados essenciais com os terrenos, quintais e tudo que possa acumular água ou ser foco do mosquito Aedes Aegypti devem continuar e serem constantes.
Novos números da Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria Municipal da Saúde revelam números extremamente preocupantes. Segundo último boletim epidemiológico da Sesa, em todo o Paraná, que está em estado de epidemia, já foram registrados 26.692 casos de dengue e 23 mortes. Em São Pedro do Ivaí são 95 casos notificados e 33 casos positivos da doença.
O Governo Municipal de São Pedro do Ivaí e as Secretarias de Saúde e de Meio Ambiente realizam desde o dia de 10 fevereiro o Mutirão contra a Dengue para acabar com os criadouros e fortalecer ainda mais a conscientização.
“Não é brincadeira o que estamos passando com a Dengue. Cuidar dos terrenos e quintais, acabando com a água parada, é o mínimo que todo cidadão tem que fazer para evitar que o mosquito da dengue prolifere. Vamos continuar pedindo aos moradores que continuem com as ações preventivas para eliminar os focos da dengue”, enfatizou a secretária de saúde, Simone Tavares.
REPELENTE – Com a dengue deixando todos preocupados, os cuidados para evitar a doença precisam ser intensificados. A população deve adotar mais alguns métodos de prevenção como, por exemplo, o uso de repelentes, que contribui para manter os mosquitos afastados da pele. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a sugestão é que se verifique o rótulo dos repelentes para saber sobre a aplicação de cada produto. Se for usar a variedade aerossol, não passe direto no rosto: aplique na mão e, depois, na face. “A orientação é passar nas áreas que ficam expostas e não precisa passar debaixo da roupa”, afirma a coordenadora de endemias Aline Verginia Teodoro.
INSETICIDA - Entre as ações feitas no Mutirão, as equipes retiraram centenas de pneus inutilizados que estavam em borracharias. Também foi aplicado inseticida em pontos estratégicos, como a Rodoviária, bairros próximos ao Centro e ao Conjunto Virginio Seco.