Coronavírus

Universidades farão exames para identificar o coronavírus

Quarta-feira, 01 de abril de 2020

Última Modificação: 01/04/2020 19:17:08 | Visualizada 554 vezes


Ouvir matéria

processo de credenciamento junto ao Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (Sislab) para realização de exames para identificação do coronavírus.

 

Juntas, as universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste (Unicentro) e do Oeste do Paraná (Unioeste) terão capacidade instalada de avaliar até 700 amostras por dia.

 

O número aumentaria a condição atual de processamento no Paraná em quase 120%. Hoje, o Laboratório Central do Estado (Lacen-PR) já tem capacidade de executar até 600 exames por dia – um incremento de 400% em relação ao início da pandemia.

 

A autorização para o credenciamento de novos laboratórios para os exames da Covid-19 consta no decreto estadual 4.261/2020 e atende a um pedido do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Segundo ele, a ação é mais uma possibilidade que o Estado tem para o enfrentamento ao coronavírus.

 

MÁSCARAS - O Governo do Estado começou nesta quarta-feira a distribuição das primeiras máscaras cirúrgicas produzida em parceria pelo Complexo do Hospital do Trabalhador (CHT), a Polícia Militar do Paraná (PM-PR) e a Defesa Civil. O lote inicial, de mil peças, servirá para abastecer os profissionais dos hospitais que formam o Complexo em Curitiba. A intenção é que os próximos lotes sejam distribuídos também no Interior do Estado, com ajuda da Defesa Civil.

Fonte: Agência Estadual de Notícias / AEN

 Veja Também

Covid-19

PORTAL COVID-19