Saúde | Dengue

Após fumacê, novas notificações de dengue em SPI caem 68%

Sexta-feira, 17 de abril de 2020

Última Modificação: 17/04/2020 09:44:52 | Visualizada 689 vezes


Ouvir matéria

Após a passagem de inseticida (fumacê) para combater o mosquito da dengue, a Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que a ação trouxe resultados bem positivos à saúde de São Pedro do Ivaí.

 

Cerca de 20 dias depois da primeira passagem do fumacê (foram três passagens), o município registrou queda de 68% no número de novas notificações de casos suspeitos de dengue. Dados colhidos pela 16ª Regional de saúde de Apucarana mostram que os números caíram de 22 novos casos suspeitos para sete novos casos na última semana de trabalhos no município.

 

“A preocupação com a dengue é constante, não deixaremos de conscientizar nossa população para combater o mosquito transmissor. Voltamos a pedir que limpem quintais e terrenos, eliminando tudo que possa acumular água parada”, ressaltou a secretária de saúde Simone Tavares.

 

Para reforçar, vamos listar dicas para você nos ajudar a acabar com a dengue no município:

 

1- Não deixe acúmulo de água. A água da chuva pode se acumular em garrafas, pneus, ou qualquer outro reservatório. Verifique se não ficou água acumulada em algum local.

 

2. Coloque areia nos vasos das plantas. Em vez de usar água para as plantas, use areia ou pó de café nos pires dos vasos e, então, coloque água. A água contida é suficiente para manter as plantas vivas, mas sem criadouro do mosquito da dengue.

 

3. Fure pneus velhos. Essa medida permite que a água acumulada escorra, não ficando parada e, assim, evitando que o mosquito se reproduza.

 

4. Cuide da caixa d’água. A caixa d’água é um excelente reservatório para os ovos da dengue. Mantenha ela sempre fechada e limpe frequentemente com produtos especializados. Isso também vale para poços, cisternas e caçambas que se acumulam água.

 

5. Remova folhas e galhos das calhas. Esses objetos impedem que água escoe e então, se acumula. Verifique semanalmente o estado de calhas, canos e ralos.

 

6. Evite cultivar plantas aquáticas. A água das plantas aquáticas é limpa e propícia para a reprodução da dengue. Durante o pico da dengue, plante outras plantas.

 

7. Mantenha latas e garrafas de boca para baixo. Isso evita que a água da chuva se acumule e fique parada por muito tempo. O ideal é jogar garrafas, latas e latões fora ou não deixá-las expostas.

 

8. Use telas protetoras. Ela evita que mosquitos entrem em sua casa, mas não impede que ele se reproduza. O uso de telas e tecidos nas janelas é uma medida complementar e deve ser associada às outras práticas para evitar a reprodução do Aedes.

 

9. Cuide das piscinas. As piscinas são normalmente difíceis de tratar por possuem um volume grande de água. Se você não a está utilizando, cubra-a com uma lona. Trate a água da piscina com cloro e outros desinfetantes de água.

 

10. Preste atenção ao lixo. Muitas pessoas pensam que os lixos, por acumularem água suja, não apresentam perigo à dengue. Mas a verdade é que se há água acumulada, há a possibilidade de reprodução do mosquito. Para isso, vede os sacos de lixo e não os deixe expostos.

Após fumacê, novas notificações de dengue em SPI caem 68% Crédito: Arquivo - Assessoria/PMSPI
Legenda:

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Covid-19

PORTAL COVID-19