Último boletim da dengue divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde revela que há mais de 167.7 mil casos confirmados da doença no Estado do Paraná e 132 mortes desde julho de 2019.
Somente entre fevereiro e abril deste ano foram dez mortes, sendo duas crianças, uma delas sem comorbidade. O Paraná tem 228 municípios em situação de epidemia.
Em São Pedro do Ivaí, a situação também é muito delicada e séria. Foram 604 notificações, sendo 229 casos positivos, 68 descartados, cinco aguardando resultado de exame e 302 casos suspeitos.
A secretária municipal de saúde, Simone Tavares, informa que as equipes de endemias realizam diariamente as visitas as residenciais para fiscalizar e orientar os moradores. Simone atenta para os perigos da dengue se não cuidar corretamente dos quintais e terrenos.
“A Dengue mata, vimos que até crianças morreram no Paraná. Por isso, continuamos a alertar a população para ações de combate à doença, com a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, pois os focos estão nas residências. Precisamos da participação de todos”, salientou a secretária.
Segundo a coordenadora de endemias da Secretaria de Saúde, Aline Verginia Teodoro, é extremamente importante continuar com os cuidados de prevenção e limpeza dos imóveis. “Não deixem de eliminar todo recipiente que possa acumular água, seja em ambientes internos e externos das casas, como vasos de plantas, calhas, pneus parados, vasilhames destampados, entre outros”, disse ela.
Veja e execute em casa as dicas abaixo para acabar com a dengue no município:
1- Não deixe acúmulo de água. A água da chuva pode se acumular em garrafas, pneus, ou qualquer outro reservatório. Verifique se não ficou água acumulada em algum local.
2. Coloque areia nos vasos das plantas. Em vez de usar água para as plantas, use areia ou pó de café nos pires dos vasos e, então, coloque água. A água contida é suficiente para manter as plantas vivas, mas sem criadouro do mosquito da dengue.
3. Fure pneus velhos. Essa medida permite que a água acumulada escorra, não ficando parada e, assim, evitando que o mosquito se reproduza.
4. Cuide da caixa d’água. A caixa d’água é um excelente reservatório para os ovos da dengue. Mantenha ela sempre fechada e limpe frequentemente com produtos especializados. Isso também vale para poços, cisternas e caçambas que se acumulam água.
5. Remova folhas e galhos das calhas. Esses objetos impedem que água escoe e então, se acumula. Verifique semanalmente o estado de calhas, canos e ralos.
6. Evite cultivar plantas aquáticas. A água das plantas aquáticas é limpa e propícia para a reprodução da dengue. Durante o pico da dengue, plante outras plantas.
7. Mantenha latas e garrafas de boca para baixo. Isso evita que a água da chuva se acumule e fique parada por muito tempo. O ideal é jogar garrafas, latas e latões fora ou não deixá-las expostas.
8. Use telas protetoras. Ela evita que mosquitos entrem em sua casa, mas não impede que ele se reproduza. O uso de telas e tecidos nas janelas é uma medida complementar e deve ser associada às outras práticas para evitar a reprodução do Aedes.
9. Cuide das piscinas. As piscinas são normalmente difíceis de tratar por possuem um volume grande de água. Se você não a está utilizando, cubra-a com uma lona. Trate a água da piscina com cloro e outros desinfetantes de água.
10. Preste atenção ao lixo. Muitas pessoas pensam que os lixos, por acumularem água suja, não apresentam perigo à dengue. Mas a verdade é que se há água acumulada, há a possibilidade de reprodução do mosquito. Para isso, vede os sacos de lixo e não os deixe expostos.