Há mais de cem dias que São Pedro do Ivaí convive, infelizmente, com o coronavírus. E, hoje, um acessório faz parte do dia a dia de todas as pessoas e se tornou indispensável para se proteger da covid-19. Estamos falando das máscaras.
E se tratando das máscaras descartáveis, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o descarte correto.
Segundo o Instituto Paranaense de Reciclagem (Inpar), as máscaras, após utilizadas, devem ser colocadas em sacos plásticos bem fechados e não devem ser misturadas com materiais recicláveis.
O ideal é jogar no lixo do banheiro de casa, mas pode ser colocado em qualquer lixo orgânico comum, desde que bem fechado. O Inpar indica também que se a lixeira do banheiro já tiver um saco plástico, não é preciso colocar em outro plástico.
Feito isso, o próximo passo é avisar os profissionais da limpeza pública de que no material descartado há máscaras inutilizáveis, já que outras pessoas irão manipular estes materiais.
FORA DE CASA - Quando a pessoa estiver fora de casa, as máscaras usadas não devem ser colocadas nas lixeiras das ruas ou muito menos jogadas nas ruas, pois deixam o material potencialmente contaminado exposto aos catadores de resíduos sólidos. A recomendação é guardá-las em saco plástico e colocá-las no lixo do banheiro ao chegar em casa.