Situações de Bullying sempre trouxeram graves consequências às vítimas, ocasionando mudanças de comportamento, baixa imunidade, queda no rendimento escolar, sinais de ansiedade ou depressão, pensamentos suicidas, entre outros. Com a pandemia a ocorrência passou a se dar no ambiente virtual, visto que muitas crianças e adolescentes passaram a ter mais acesso à internet através da utilização de tablet, celular e computador para as aulas remotas, entre outras atividades.
Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Assistência Social de São Pedro do Ivaí, através do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, iniciou um trabalho de prevenção ao Bullying e ao Cyberbullying. A ação se deu por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que disponibilizou o ambiente escolar para o desenvolvimento do tema. Foram disponibilizados aos alunos um Tablóide (espécie de jornal explicativo e lúdico) com conteúdo sobre o assunto, englobando o que é, quais as consequências e, principalmente, como evitar ser vítima destas situações, além de como pedir ajuda.
Os alunos também terão acesso a uma websérie com quatro episódios, que abordará o tema de forma acessível e descontraída, através de uma linguagem típica e atual.
Avalia-se que a ação já trouxe pontos positivos, visto que no decorrer da semana de trabalho, houve um bate-papo muito produtivo e participativo em cada sala de aula, sendo possível tirar dúvidas, ouvir relatos, e realizar orientações sobre o tema.