A administração municipal de São Pedro do Ivaí sempre colocou como um de seus principais pilares de gestão, o olhar diferenciado para a pessoa idosa e demais públicos vulneráveis.
Assim, com o objetivo de nomear novos membros do conselho, bem como discutir a política da pessoa idosa, foi realizado no dia 08 de junho, na Casa da Amizade, o 2º Encontro Temático da Pessoa Idosa para a elaboração de um Plano de atendimento com ações que devem ter como ponto de partida, a escuta das demandas levantadas por aqueles que possuem propriedade no assunto e maior interesse: a pessoa idosa. A tarde rendeu muitos debates construtivos, que terá como resultado, o planejamento de ações específicas para atender a população.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Estela Aparecida Sanae Aoyama, o encontro foi muito importante para a retomada do Conselho Municipal da Pessoa Idosa. “Este conselho foi criado em 2010, mas desde 2016 permaneceu inativo, sem atas e documentos que comprovem reuniões e discussões sobre a política da pessoa idosa. Sem planejamento não há ações, foram anos sem discutir efetivamente a proteção e garantia dos direitos da pessoa idosa”, destacou.
Os representantes da secretaria de Saúde, também estiveram presentes, e receberam positivamente diversas propostas para a área da saúde. O secretário da pasta, afirmou que não medirá esforços para ampliar a oferta de serviços em saúde para a população idosa, participando ativamente da construção do plano.
Estela conta que no ano passado a administração municipal se dedicou intensamente para conseguir regularizar a lei e criar o Fundo do Idoso, pois é por meio deste fundo que podemos futuramente receber recursos nas esferas estadual e federal, até mesmo doações de entidades privadas, para que possamos aplicar conforme as reais necessidades da pessoa idosa a partir de discussões e deliberações do conselho.
A prefeita Maria Regina Della Rosa Magri participou do encontro e reforçou seu compromisso com a pessoa idosa, destacando que sempre buscou melhorias e está elaborando novos projetos com sua equipe. “A pessoa idosa é o patriarca ou matriarca das famílias são-pedrenses. Todos têm uma história que se entrelaça coma história do nosso povo e do nosso município. Por isso que é importante implementarmos políticas públicas para que a terceira idade tenha mais qualidade de vida e bem estar, e seja protegida da violência e de outras mazelas sociais”, disse a prefeita.